Tartarugas Marinhas de Cabo Verde
Plataforma de divulgação do trabalho em defesa das Tartarugas Marinhas em Cabo Verde
18 Outubro 2012

A campanha em São Vicente iniciou-se, em Julho, com as prospecções de praia a volta de toda a ilha e prolongou-se até o mês de Setembro. Alem disso, durante o mês de Agosto, montamos acompanhamentos nas praias de Lazareto e na Praia de Norte de Baia (com aproximadamente, 50 voluntários da Associação ponta d’Pom), sendo que cerca de 35 inscritos e vários não inscritos, com vigília durante a noite (18:30 a 7:30). Os trabalhos eram feitos de forma rotativos, com 8 a 12 voluntários por noite e por semana. O trabalho na praia durante a noite era feito por turnos em que o monitor com 3 ou 4 voluntários percorriam a praia durante 4 horas.

 

No trabalho de monitorização, era efetuada a marcação de fêmeas da espécie Caretta caretta com anilhas numeradas (o menor nº era aplicado na barbatana esquerda e o maior na barbatana direita), medição curva da carapaça (media-se o comprimento e a largura três vezes para confirmar o resultado), marcação dos ninhos (com algum material encontrado na praia – pedaço de pau e com GPS) e se necessário a transferência de ninhos no caso de se encontrarem em locais impróprios (pedra, vegetação, altura da maré, erosão da praia, etc.). Era também feita a recolha de dois pequeninos pedaços de pele para análise. Um pedaço era colocado num tubo com álcool para determinação do ADN e o outro num tubo seco para o conhecimento da dieta alimentar.

 

Durante os três meses os trabalhos ocorreram sem sobressaltos.

publicado por INDP às 08:42
15 Outubro 2012

Em Agosto, após terem passado um período de reabilitação no INDP, 3 tartarugas foram lançadas ao mar alto (Djeu), em São Vicente. Uma é da espécie Caretta caretta (tartaruga comum) e duas são da espécie Chelonia mydas (tartarugas verde).

 

De referir que a tartaruga comum foi criada em casa e tinha dificuldades em nadar e caçar. Foi entregue ao INDP em 2009 ainda juvenil. As outras duas foram encontradas no mar muito doentes por pescadores durante a faina de pesca em 2010, tambem ainda juvenis. Uma delas tinha uma das barbartanas anteriores atrofiada e enquanto que a outra tartaruga foi amputada uma das barbatanas anteriores, pois se encontrava muito ferida com linha de pesca.

 

Segundo os mergulhadores que acompanharam o lançamento, todas adapataram facilmente, nadaram e caçaram com natruralidade. Depois de algum tempo, fugiram para longe, fora da nossa alcance. 

 

Boa sorte amiguinhas, na nova casa.

publicado por INDP às 09:51
15 Outubro 2012

Em Maio de 2012, foi feita varias reuniões de coordenação das acções de sensibilização com parceiros locais em São Vicente. Reuniões de planificação, organização e articulação das actividades de conservação das tartarugas marinhas 2012, com os voluntários de ponta de pom (busca de financiamento, analise de dados, materiais, divisão de tarefas, entre outros).

 

As tarefas:

  • Logitica: Transporte e alimentação
  • Sensibilizição: para motivar os voluntários a participar na campanha
  • Investigação participação: monitorização de praias, marcação de TM, Amostra de DNA...
  • Fiscalização: patrulha a noite

Final de Junho realizou-se acções de sensibilização em escolas do EBI, com apoio dos voluntários de ponta de pom.

publicado por INDP às 09:42
15 Outubro 2012

4ª Reunião anual da TAOLA; Rede nacional de protecção das tartarugas marinhas de Cabo Verde, que teve lugar no auditório da INDP entre 22 e 24 de Maio. O objectivo principal da reunião foi de formalizar a ONG TAOLA, dando-lhe corpo jurídico e organizacional, de forma a maximizar as suas acções e credibilizando a sua importância no panorama nacional como instituição na proteção e conservação mais efectiva das tartarugas marinhas em Cabo Verde.

 

Actividades Paralelas de sensibilização:

Durante a reunião TAOLA: realização da Feira da tartaruga, no dia 23 de Maio, onde foi feito exposições de eco-arte, reciclagem e teatro, com o grupo teatral TIM, envolvendo cerca de 200 a alunos do EBI. Contamos com a parceria do Centro de artesanato de São Vicente e da Delegação do Ministério da Educação.

publicado por INDP às 09:38
15 Outubro 2012

Actividades de 2012

  • Elaboração de relatórios técnicos e financeiro;
  • Campanha anual em São Vicente;
  • Campanha anual na Cruzinha da Garça, Santo Antão;
  • Campanha anual em Carriçal e Preguiça em São Nicolau;
  • Melhoria das condições da unidade de reabilitação das tartarugas;
  • Produção de materiais de sensibilização;
  • Vulgarização nas escolas dos resultados das campanhas do projecto (2006-2011) (apoiado nos voluntários):
  • Participação na reunião anual de TAOLA;
  • Apoio e assessoria técnica Vista e Projecto Vitó no Fogo e em São Antão
  • Continuação do estudo da genética das populações de fêmeas desovantes
  • Continuação com os estudos oceanográficos: instalação de transmissores

A implementação das actividades estão sujeitas à disponibilidade de orçamento. Particularmente no que diz respeito a monitorização de praias durante a campanha anual e produção de material de sensibilização.

 

publicado por INDP às 09:32
Newsletter

Introduza o seu endereço de e-mail:

pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Ótimo Trabalho
Trabalho valioso desta lembrança de resgate
Ainda bem que as pessoas ajudaram
verdade
Olá :)Este blog tem andado muito "sossegado", faz ...
Belíssimo este trabalho. Parabéns!
Posts mais comentados
subscrever feeds
blogs SAPO
Projecto:

Financiadores:
Patrocinadores:

Apoios:

Municípios:

Associações comunitárias:
  • Associação Comunitária Nova Experiência Marítima da Cruzinha da Garça
  • Escuteiros de Ponta de Pão, São Vicente
  • Espaço Jovem de São Vicente

  • Projecto ESPERANÇA em São Nicolau:

- COMUNIDADE DO CARRIÇAL
- COMUNIDADE DE PREGUIÇA