Num total foram colocados 6 transmissores em TM, sendo que as 3 primeiras foram na ilha de Boavista e os outros 3 na ilha do Sal, uma vez que não foi possível coloca-los na ilha de São Vicente.
Foto da tartaruga a qual foi implantado o primeiro transmissor.
Desde a colocação estamos seguindo a deslocação destas TM, via satélite, com o objectivo de saber qual é o destino delas após o período de nidificação, que acontece nas nossas ilhas, nessas duas ilhas mais concretamente.
Esses transmissores são capazes de nos dar muitas outras informações importantes, principalmente a nível oceanográfico, tais como: Temperatura, pH, Nível de Oxigénio dissolvido, Salinidade da água, Profundidade a que elas descem, etc., e tudo isto nos permite estudar a relação desses parâmetros com a biologia da espécie.
O mapa abaixo mostra as posições das 6 Tartarugas Marcadas, até a data de 22-11-2011, entretanto o transmissor de umas destas tartarugas deixou de emitir informações.
Mapa assinalando as posições dos 6 tartarugas (NOTA: cada cor representa uma tartaruga).
A colocação desses transmissores resultou de uma parceria entre o IFM Geomar, o INDP, a Turtle Foundation e a Câmara Municipal de Sal. Entretanto a ideia é que no futuro possam ser instalados mais transmissores, desta feita em outras ilhas. Desta forma será possível conhecer as tartarugas que nidificam nas nossas ilhas têm rotas e destinos diferentes.
No proximo post iremos mostrar o mapa individual das 6 tartarugas com transmissores.