Desde o início do Projecto de Conservação da Tartaruga Marinha, apercebeu-se que as praias que apresentavam maior frequência de TM na ilha de São Vicente eram as Praias Lazareto-Galé e toda a zona desde a Praia do Norte de Baia e a Praia Grande.
Mapa de São Vicente, assinalando as duas principais zonas do projecto (Lazareto e Norte de Baia)
Pois em 2007 nas prospecções realizadas, a volta de toda ilha, demonstraram que essas eram as praias de maior afluência de TM e ainda onde se encontravam os maiores indícios de capturas de TM, razão pela qual se decidiu que essas seriam as zonas prioritárias do projecto.
Contudo este ano de 2011 a afluência de tartarugas no mês de Agosto, época pico, foram muito baixas quando comparadas com os anos anteriores. O gráfico nos da uma ideia do decréscimo do nº de ninhos que temos verificado. Em relação a 2011 os dados são até o mês de Agosto.
É facto que para a maioria dos grupos de conservação a época iniciou-se tarde, quando comparada com os restantes anos, e nós não fomos excepção, contudo posteriormente houve uma melhoria das afluências de TM. Contudo na nossa região as melhorias não foram significativas.
No entanto, durante o mês de Agosto marcamos alguns ninhos e neste momento aguardamos as eclosões, espera-se que tenhamos sucessos com os ninhos.