O Projecto de Conservação das Tartarugas Marinhas do INDP (PCTM_INDP) caminha-se para os 6 anos de existência. É um projecto de reforço das capacidades para a conservação local de populações de tartarugas marinhas, contribuindo para gestão efectiva de recursos marinhos costeiros e o desenvolvimento de comunidades piscatórias. O objectivo central é de envolver as comunidades piscatórias de Santo Antão, São Nicolau e São Vicente (zona de Barlavento) na conservação das tartarugas marinhas.
Em 2011 o projecto irá promover o envolvimento pró-activo das comunidades piscatórias da Cruzinha da Garça em Santo Antão; do Carriçal, da Preguiça e do Tarrafal em São Nicolau, e, ainda do Lazareto em São Vicente, nas acções de conservação dos recursos marinhos, particularmente os da pesca artesanal, através de iniciativas locais de investigação como acção participativa.
As actividades propostas no projecto são implementadas através de parceria com as associações locais de desenvolvimento, tais como: a Associação Comunitária Nova Experiencia Marítima da Cruzinha, em Santo Antão; a Associação Comunitária do Carriçal em São Nicolau e a Liga das Associações Juvenis de São Vicente (LAJSV) e os Voluntários da Associação de Ponta d´Pom. Ainda, também com a parceria com as Câmaras Municipais de Tarrafal e Ribeira Brava em São Nicolau, a Câmara Municipal de Ribeira Grande em Santo Antão e a Câmara Municipal dode São Vicente, as Delegações do Ministério da Agricultura Desenvolvimento Rural e Recursos Marinho (MADRRM), o Instituto Marinho Portuário, o Centro de Emprego e a Delegação do Ministério de Educação e Desporto de São Vicente.
Contamos com todos vós para o sucesso do projecto.