O Projecto Vitó, que trabalha há dois anos na ilha do Fogo, iniciou suas actividades conservação das tartarugas marinhas na Cidade do Porto Novo, Santo Antão. A formação para voluntários foi a primeira actividade da iniciativa no Porto Novo (projecto Vitó Porto Novo), durante os dias 1 e 2 de Julho. Contou com a presença de cerca de 60 participantes, entre eles, jovens, estudantes, pescadores, professores, representantes de associações comunitárias e escoteiros.
Esta formação teve como objectivo sensibilizar a comunidade a respeito da importância da Conservação das Tartarugas Marinhas, capacitar os voluntários para o trabalho de monitorização das praias de intervenção e, também, envolver a comunidade de Porto Novo nesta causa de preservar essas espécies.
Para este ano, 2011, oobjectivo principal é monitorizar e fiscalizar as principais praias da cidade do Porto Novo, no intuito de diminuir a captura das tartarugas marinhas e obter dados sobre o número das tartarugas nesta região de Santo Antão.
O PCTM_INDP agradece a iniciativa do projecto Vitó em Porto Novo. Esperamos que consigam dinamizar e envolver a comunidade de Porto Novo nos trabalhos de conservação.
Obrigada Porto Novo!!!!!