Tartarugas Marinhas de Cabo Verde
Plataforma de divulgação do trabalho em defesa das Tartarugas Marinhas em Cabo Verde
28 Abril 2011

O segundo seminário de parceiros do projecto de conservação de tartarugas marinhas baseada na comunidade (PCTM-INDP), em ilhas do noroeste de Barlavento (S. Antão, São Nicolau e São Vicente) decorreu entre os dias 12 e 14 de Abril, na sede do Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pesca (INDP) em Mindelo, São Vicente. Participaram cerca de 61 convidados, representantes de 6 ilhas (Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Sal, Boa Vista Santiago e Fogo), incluindo 20 membros de 7 associações de comunidades locais, câmaras municipais, agências do estado, empresas privadas e ONGs com acções de conservação das tartarugas marinhas em Cabo Verde. Participaram ainda os parceiros de investigação, a Universidade de Cabo Verde e o IFM-GEOMAR de Kiel.

 

 


O modelo baseado na comunidade[1], utilizado nesta experiência de conservação das tartarugas marinhas, demonstra que as comunidades e seus líderes são eficaz instrumento de gestão local de recursos marinhos costeiros, que executam acções de controlo e fiscalização da extracção em função de seu uso sustentável. O repto da protecção das tartarugas marinhas em Cabo Verde não é o consumo local mas a degradação rápida da orla costeira e a pesca industrial, particularmente, a pesca ilegal com redes derivantes, a pesca fantasma e a pesca com palangre.



[1] A comunidade e seus líderes como centro das atenções de reforço de capacidades para seu apoderamento, visando o desenvolvimento do saber local e seu envolvimento em processos de tomada de decisões, no que diz respeito, a recursos dos quais dependem para sua sobrevivência e bem-estar.


 
publicado por INDP às 20:16
Boa tarde. Este blog esta em destaque na homepage dos Blogs do SAPO Cabo Verde (http://blogs.sapo.cv/)
João Sá a 3 de Maio de 2011 às 17:36
Gostaria de partilhar esta notícia convosco http://noticias.sapo.cv/info/artigo/1162815.html
Não tem preço ter-se conseguido devolver ao mar mais esta vida e gostaria de ver o trabalho desenvolvido pelo INPS em SV, SA e SN também aqui em Santiago.

Continuem o excelente trabalho!
Hildmel a 23 de Junho de 2011 às 15:01
Newsletter

Introduza o seu endereço de e-mail:

pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Ótimo Trabalho
Trabalho valioso desta lembrança de resgate
Ainda bem que as pessoas ajudaram
verdade
Olá :)Este blog tem andado muito "sossegado", faz ...
Belíssimo este trabalho. Parabéns!
Posts mais comentados
blogs SAPO
Projecto:

Financiadores:
Patrocinadores:

Apoios:

Municípios:

Associações comunitárias:
  • Associação Comunitária Nova Experiência Marítima da Cruzinha da Garça
  • Escuteiros de Ponta de Pão, São Vicente
  • Espaço Jovem de São Vicente

  • Projecto ESPERANÇA em São Nicolau:

- COMUNIDADE DO CARRIÇAL
- COMUNIDADE DE PREGUIÇA