No dia 14 de Outubro de 2010, um grupo de jovens da cidade do Mindelo, pescava na zona das pedras na Baia das Gatas, em São Vicente, avistaram uma tartaruga comum (Caretta caretta) que boiava sempre no mesmo local. A mesma já se encontrava no local pelo menos 8 horas. Os jovens achando esse comportamento estranho, chamaram para os Bombeiros e a Policia Nacional avisando-os do acontecimento. Estes de prontidão chamaram ao INDP. Chegando no local os técnicos do INDP aperceberam que a tartaruga estava enroscada nas pedras com uma linha. No entanto, devido a agitação do mar era difícil chegar a tartaruga. Nesse mesmo instante, um dos jovens teve a ideia de contactar um mergulhador em Salamansa, uma comunidade piscatória próxima da zona. O mergulhador/pescador não hesitou em a ajudar a tartaruga. Esta, não esperava para mais, ao cortar a linha o animal “voou” para o alto mar.
A tartaruga presa nas pedras
O mergulhador chegando perto para resgatar a tartaruga
O mergulhador relatou que era uma tartaruga adulta e estava presa com uma grossa linha de pesca que normalmente se utiliza em longline (engenho de pesca usado maioritariamente por embarcações estrangeira). Provavelmente a tartaruga vinha enrodilhada com a linha e esta ficou presa nas pedras próxima da costa.
Recordemos que a pesca acidental durante a faina industrial e a pesca fantasma (pesca feita por engenhos perdidos no mar) representam ameaças para as tartarugas em todo o mundo. Em Cabo Verde, inclusive na zona de actuação do projecto de conservação das tartarugas marinhas do INDP, são frequentemente encontradas tartarugas presas em redes, linhas e ou outros engenhos de pesca.
Esq/dir:Fredy, Kevin, Anildo, Carlos (mergulhador) e Gonçalo
Um agradecimento especial para o Fredy, o Kevin, o Anildo, o Gonçalo (os jovens), o Sr. Carlos (o mergulhador), os Bombeiros e a Policia Nacional, por terem salvos mais esta tartaruga.
JUNTOS PODEMOS FAZER MELHOR…