As equipas de monitores comunitários e os voluntários já estão a fazer trabalho de campo nas três ilhas
Inicia mais uma campanha anual de conservação das tartarugas marinhas no Noroeste de Barlavento. Nas ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau as comunidades piscatórias, apoiadas pelas associações de voluntários e com apoio e assessoria técnica do INDP, desenvolvem acções de monitorização de praias, marcação de tartarugas e acompanhamento dos ninhos.
Em São Vicente
A monitorização nocturna nas praias do Norte da Baía até a Praia grande e também na praia do Lazareto é assegurada pela Associação Ponta de Pon ,a Liga das Associações Juvenis de São Vicente e voluntários internacionais do "Espaço Jovens".
De manha, às 6h, fazem prospecção de praia. Como é evidenciado na foto, uma das maiores ameaças é a concentração de lixo plástico nas praias. São, em grande parte, produtos da pesca industrial na ZEE e sub-região oeste africana.
Neste ano de 2010 contamos com participação da Associação Amigos de Calhau e Biosfera I que têm feito as prospecções à volta da ilha de São Vicente.
Em Santo Antão:
O trabalho é está sob responsabilidade da Associação Comunitária Nova Experiência Marítima da Cruzinha da Garça (ACNEMC), com supervisão e apoio dos pescadores locais, José Carlos dos Santos e Laurindo Andrade. A execução é da responsabilidade da equipa local de monitores.
Apadrinhamento da Laurinda, uma tartaruga Caretta caretta, em Cruzinha da Garça
Equipa de monitores da Cruzinha