No verão 2008, três rapazes encontraram uma tartaruguinha Comum (Caretta caretta)recém-nascida na zona de Salamansa. Desde então eles mantiveram a tartaruga em casa, onde foi criada em água doce e alimentada com peixe. Ela chamada-se Nina, mede 35 cm e pesa 4250 gramas.
Kevin Gomes (18 anos), Eldimar Brito (16 anos) e Helvis Jesus (18 anos) chegaram a conclusão de que já não tinham condições de manter a tartaruguinha em casa e, por isso decidiram devolvê-la ao mar por não terem espaço suficiente e nem como a alimentar.
Foi então que se aperceberam que a Nina não sabia caçar, logo a sua sobrevivência no mar estaria comprometida. Foi o mais novo dos rapazes que frisou a frase “nô lembrá que el ca sabia caça e el tava ta ba morrê sô nô mandal pa mar” (nós lembramo-nos que ela não sabia caçar e iria morrer se nós a devolvêssemos ao mar).
Tendo esses problemas, resolveram entregar a tartaruga ao INDP para que ela possa ser treinada antes de ser lançada ao mar, de forma a aumentar as possibilidades de sobrevivência.
Este episódio reforça a necessidade de lembrarmos a TODOS que ao encontrarem uma tartaruguinha NÂO a levam para casa, mas sim que a DEVOLVAM ao mar que é a sua casa.