Tartarugas Marinhas de Cabo Verde
Plataforma de divulgação do trabalho em defesa das Tartarugas Marinhas em Cabo Verde
20 Julho 2008

 

Campanha 2009 para a preservação das Tartarugas Marinhas
Cruzinha da Garça, Ilha de Santo Antão
 
 
 
Entre 6 e 13 de Julho técnicos do INDP viajaram a Santo Antão para realizar uma formação de reforço das capacidades dos monitores locais que trabalham Campanha para a preservação das Tartarugas Marinhas 2009.
Antes da formação os técnicos reuniram com os parceiros da conservação, os representantes das Câmaras Municipais de Ribeira Grande E Ribeira de Paul e suas Equipas Técnicas Municipais Ambientais, a Delegação do Ministério de Ambiente, desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos Sr. Orlando Freitas. E ainda com membros do Gabinete orientação e Inserção Profissional (GOIP), da organização de mulher de Cabo Verde (OMCV). 10 pessoas participaram na formação, todos jovens pescadores dos concelhos de Ribeira Grande e Ribeira de Paul.
 
 
 
 
Em 2009 o objectivo central e a marcação de tartarugas das praias da zona. Nesse sentido, após ter discutido e desenhado juntamente com a Comunidade o plano das actividades de 2009, apoiados pelos pescadores locais, a formação deslocou até as praias do Sul. Ao longo de 4 dias, foram realizadas prospecção de praias, monitorização nocturna, contagem de rastros e ninhos e marcação de tartarugas.Durante essa formação tivemos a visita de 3 pescadores de Monte Trigo conselho de Porto Novo,uma zona onde comem muitas tartarugas e que esta ano queremos tentar sensibilizar nesse aspecto.
 
 
 
Ainda, durante o dia, os formandos realizaram pesca a linha nas Baias vizinhas para identificar as espécies mais abundantes da zona. Donde as Caretta caretta frequentemente são vistas a nadar em quanto esperam a noite para sair a aninhar.
 
Os nossos agradecimentos ao Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado; O Delegado do Ministério de Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos, Orlando Freitas; O Vereador da juventude e Liana Delgado da Câmara Municipal do Paul; Representante do INDP, Renato Delgado; equipa da OMCV, os formandos, particularmente à comunidade da Cruzinha da Garça
Autor Melisa Alves

 

publicado por INDP às 12:29
Newsletter

Introduza o seu endereço de e-mail:

pesquisar neste blog
 
comentários recentes
verdade
Olá :)Este blog tem andado muito "sossegado", faz ...
Belíssimo este trabalho. Parabéns!
é sempre bom proteger as espécies em vias de extin...
Nossa, seria um sonho ver essas iniciativas explod...
Bem interessante, aqui no Rio de Janeiro nós també...
Posts mais comentados
blogs SAPO
Projecto:

Financiadores:
Patrocinadores:

Apoios:

Municípios:

Associações comunitárias:
  • Associação Comunitária Nova Experiência Marítima da Cruzinha da Garça
  • Escuteiros de Ponta de Pão, São Vicente
  • Espaço Jovem de São Vicente

  • Projecto ESPERANÇA em São Nicolau:

- COMUNIDADE DO CARRIÇAL
- COMUNIDADE DE PREGUIÇA