Tartarugas Marinhas de Cabo Verde
Plataforma de divulgação do trabalho em defesa das Tartarugas Marinhas em Cabo Verde
02 Dezembro 2010

Na noite de 3 de Outubro, como já era de costume, o grupo de trabalho que se encontrava na comunidade de Carriçal foi pernoitar mais uma vez na praia. A primeira ronda da monitorização nocturna dos ninhos marcados foi realizada por volta das 21 horas. Tudo estava normal.

Já na segunda volta, excepto o ninho SN05, todos estavam normais, pois aquele apresentava uma depressão no centro. O grupo de monitores voluntários ficou tão feliz porque iria nascer o primeiro ninho da temporada. Só que as rondas e as horas foram passando e nada. Tudo permanecia igual.

 

 

Contradizendo a regra geral, de que as eclosões ocorrem a noite, desta vez foi por volta das 12 horas do dia 4 de Outubro que a cabeça da primeira tartaruguinha surgiu na areia. Após essa hora não faltavam pessoas na praia para ver o nascimento das tartaruguinhas, mas não nasciam e a espera foi longa, assim as pessoas iam e vinham.

 

   

 

Nesse dia havia muito Sol. Mas aos poucos apareciam mais cabecinhas no ninho. Então, para evitar que as tartaruguinhas morressem devido ao forte calor do Sol, um pano foi colocado a volta da rede, de forma a evitar a sua entrada directa do sol no ninho.

 

  

 

A espera foi longa. Assim, aproveitamos a movimentação em torno do ninho para se fazer sensibilização. Foi às 18:08 que, de uma assentada emergiram 63 tartaruguinhas.

 

 

Como muitos nunca tinham visto como ocorriam as eclosões, para os presentes a satisfação era grande. Já a noite acabaria por nascer mais 20, totalizado 83 tartaruguinhas nascidas dos 93 avos que se encontravam no ninho SN05.

 

   

 

No dia 5 de Outubro logo de manhã essas tartaruguinhas foram lançadas ao mar pelas mãos das crianças de Carriçal, para eles também a alegria de realizar tal acto foi evidente.

  

 

Esperamos que muitas delas consigam sofreviver e um dia Voltar a Carriçal para fazer o seu ninho.

publicado por INDP às 12:52
Newsletter

Introduza o seu endereço de e-mail:

pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Olá :)Este blog tem andado muito "sossegado", faz ...
Belíssimo este trabalho. Parabéns!
é sempre bom proteger as espécies em vias de extin...
Nossa, seria um sonho ver essas iniciativas explod...
Bem interessante, aqui no Rio de Janeiro nós també...
Que lega ver a tecnologia em função do meio ambien...
Posts mais comentados
blogs SAPO
Projecto:

Financiadores:
Patrocinadores:

Apoios:

Municípios:

Associações comunitárias:
  • Associação Comunitária Nova Experiência Marítima da Cruzinha da Garça
  • Escuteiros de Ponta de Pão, São Vicente
  • Espaço Jovem de São Vicente

  • Projecto ESPERANÇA em São Nicolau:

- COMUNIDADE DO CARRIÇAL
- COMUNIDADE DE PREGUIÇA