Tartarugas Marinhas de Cabo Verde
Plataforma de divulgação do trabalho em defesa das Tartarugas Marinhas em Cabo Verde
29 Outubro 2010

Durante a vigília, na quarta-feira, 20 de Outubro de 2010, às 22 horas, após 50 dias de incubação, os voluntários de Ponta de Pon presenciaram o nascimento de 56 tartaruguinhas dentro da rede colocada ao redor do ninho. Na madrugada mais seis emergiram e, na noite seguinte, mais duas. Contabilizando 64 tartaruguinhas vivas, dos 88 avos transladados para aquela praia. Os restantes ovos, 22 não estavam fertilizados e dois albinos estavam mortos.

No dia seguinte, pela manha, as tartaruguinhas foram acompanhadas ao mar pelas mãos de mais de 200 crianças e professores das escolas do EBI (Ensino Básico Integrado). Foi uma manifestação de alegria e emoção.

A alegria das crianças esteve acompanhada pela presença da população local, banhistas, muitos adultos e curiosos que faziam suas caminhadas matinal.

 

Originariamente, o ninho foi colocado por uma TARTARUGA MAE numa zona desfavorável na praia do Norte da Baia das Gatas, de onde foi translado para a Praia da Laginha pelos Voluntário de Ponta de Pon, com apoio de uma bióloga do INDP, a Dra. Alciany da Luz.

Sendo a Laginha uma praia urbana bastante frequentada, a colocação do ninho nesse local teve como o objectivo chamar atenção da população civil, dos Mindelenses e de cidadãos de outras ilhas de Cabo Verde para os problemas que assolam as tartarugas marinhas, aliadas com os problemas ambientais.

 

O ninho é, também, uma oportunidae para a população civil, em particular as crianças, de se encontrar cara a cara com a natureza, ver, conhecer e acariciar uma tartaruguinha.

 

 Muito obrigada a todos que nos ajudaram a cuidar do ninho.

publicado por INDP às 07:18
Newsletter

Introduza o seu endereço de e-mail:

pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Olá :)Este blog tem andado muito "sossegado", faz ...
Belíssimo este trabalho. Parabéns!
é sempre bom proteger as espécies em vias de extin...
Nossa, seria um sonho ver essas iniciativas explod...
Bem interessante, aqui no Rio de Janeiro nós també...
Que lega ver a tecnologia em função do meio ambien...
Posts mais comentados
blogs SAPO
Projecto:

Financiadores:
Patrocinadores:

Apoios:

Municípios:

Associações comunitárias:
  • Associação Comunitária Nova Experiência Marítima da Cruzinha da Garça
  • Escuteiros de Ponta de Pão, São Vicente
  • Espaço Jovem de São Vicente

  • Projecto ESPERANÇA em São Nicolau:

- COMUNIDADE DO CARRIÇAL
- COMUNIDADE DE PREGUIÇA