Tartarugas Marinhas de Cabo Verde
Plataforma de divulgação do trabalho em defesa das Tartarugas Marinhas em Cabo Verde
20 Julho 2008

 

Campanha 2009 para a preservação das Tartarugas Marinhas
Cruzinha da Garça, Ilha de Santo Antão
 
 
 
Entre 6 e 13 de Julho técnicos do INDP viajaram a Santo Antão para realizar uma formação de reforço das capacidades dos monitores locais que trabalham Campanha para a preservação das Tartarugas Marinhas 2009.
Antes da formação os técnicos reuniram com os parceiros da conservação, os representantes das Câmaras Municipais de Ribeira Grande E Ribeira de Paul e suas Equipas Técnicas Municipais Ambientais, a Delegação do Ministério de Ambiente, desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos Sr. Orlando Freitas. E ainda com membros do Gabinete orientação e Inserção Profissional (GOIP), da organização de mulher de Cabo Verde (OMCV). 10 pessoas participaram na formação, todos jovens pescadores dos concelhos de Ribeira Grande e Ribeira de Paul.
 
 
 
 
Em 2009 o objectivo central e a marcação de tartarugas das praias da zona. Nesse sentido, após ter discutido e desenhado juntamente com a Comunidade o plano das actividades de 2009, apoiados pelos pescadores locais, a formação deslocou até as praias do Sul. Ao longo de 4 dias, foram realizadas prospecção de praias, monitorização nocturna, contagem de rastros e ninhos e marcação de tartarugas.Durante essa formação tivemos a visita de 3 pescadores de Monte Trigo conselho de Porto Novo,uma zona onde comem muitas tartarugas e que esta ano queremos tentar sensibilizar nesse aspecto.
 
 
 
Ainda, durante o dia, os formandos realizaram pesca a linha nas Baias vizinhas para identificar as espécies mais abundantes da zona. Donde as Caretta caretta frequentemente são vistas a nadar em quanto esperam a noite para sair a aninhar.
 
Os nossos agradecimentos ao Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado; O Delegado do Ministério de Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos, Orlando Freitas; O Vereador da juventude e Liana Delgado da Câmara Municipal do Paul; Representante do INDP, Renato Delgado; equipa da OMCV, os formandos, particularmente à comunidade da Cruzinha da Garça
Autor Melisa Alves

 

publicado por INDP às 12:29
Newsletter

Introduza o seu endereço de e-mail:

pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Olá :)Este blog tem andado muito "sossegado", faz ...
Belíssimo este trabalho. Parabéns!
é sempre bom proteger as espécies em vias de extin...
Nossa, seria um sonho ver essas iniciativas explod...
Bem interessante, aqui no Rio de Janeiro nós també...
Que lega ver a tecnologia em função do meio ambien...
Posts mais comentados
blogs SAPO
Projecto:

Financiadores:
Patrocinadores:

Apoios:

Municípios:

Associações comunitárias:
  • Associação Comunitária Nova Experiência Marítima da Cruzinha da Garça
  • Escuteiros de Ponta de Pão, São Vicente
  • Espaço Jovem de São Vicente

  • Projecto ESPERANÇA em São Nicolau:

- COMUNIDADE DO CARRIÇAL
- COMUNIDADE DE PREGUIÇA