Tartarugas Marinhas de Cabo Verde
Plataforma de divulgação do trabalho em defesa das Tartarugas Marinhas em Cabo Verde
11 Junho 2009

 

VITÓ JR. É DEVOLVIDO AO MAR NO DIA MUNDIAL DO AMBIENTE
 
 
Como parte das comemorações ao Dia Mundial do Ambiente, o Projecto Vitó (Projecto de Conservação das Tartaruga Marinhas no Concelho de São Filipe, devolveu ao mar a tartaruga verde “Vitó Jr.”
Este evento contou com a participação de 64 alunos e mais professores de escolas do EBI Pedro Cardoso e Santa Filomena, além do Jardim Infantil Flores de São Filipe.
Vitó Jr. foi encontrado no dia 12 de Abril no Porto do Vale dos Cavaleiros pelo pescador Sr. Lila e seu mergulhador, Zico.
A tartaruga tinha a pata dianteira esquerda machucada por uma linha de pesca e apresentava muitos outros ferimentos nesta pata, o que ocasionou a perda dos dedos. Ela foi levada pela Equipa do Projecto Vitó para a Praia de Nossa Senhora onde ficou instalada na piscina da pensão Tortuga B&b, cedida pelo proprietário, Sr. Roberto Romano.
O tratamento medicamentoso e de reabilitação da tartaruga foi realizado com apoio de técnicos do INDP em São Vicente, nomeadamente o veterinário Dr. Paulo Ferreira e a Coordenadora do Projecto de Conservação das Tartarugas Marinhas no oeste de barlavento, Drª Sónia Merino.
O animal recebeu injecções e medicação por via oral, de antibióticos, anitinflamatórios, vitaminas, e teve uma alimentação balanceada de acordo com as exigências da sua espécie.
O tratamento teve o apoio dos voluntários do Centro de Juventude, que faziam visitas ao animal e ajudavam nos curativos.
No dia 22 de Maio, em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade, Vitó Jr, recebeu a visita de 40 alunos de escolas EBI de São Filipe, que assistiram a uma pequena palestra sobre as tartarugas marinhas.
A equipa do Projecto Vitó espera com este evento de devolução da tartaruga ao mar, sensibilizar as pessoas em relação à questão das tartarugas marinhas, e conseguir mais voluntários para trabalharem nesta causa.
 
 
  
 
   Autor e fotos de                  
 Silvana Monteiro Roque     
 
 

publicado por INDP às 10:39
fiquei feliz por ver jovens , criancas e adultos a lutarem por um unico objectivo a de informar , sensibilizar ,preservar e proteger essa especie marinha . dou os meus parabens por essa louvavel iniciativa e e pena que nao pude estar presente nessa cerimonia ,mas estarei sempre desponivel afim de poder dar o meu melhor e lugar por esta causas e outras quem venham a aparecer.
parabens a todos os que de uma forma ou de outra ajudaram esta tartaruga a voltar para o seu habitate natural.
joao a 18 de Junho de 2009 às 15:26
Muito obrigada Sr. João pelo seu lindo comentário Se quiser participar no projecto ou ajudar de alguma forma entra em contacto connosco e envia seu dados .
cumprimentos
Melisa Alves
Coordenadora do blog
INDP a 19 de Junho de 2009 às 11:26
Newsletter

Introduza o seu endereço de e-mail:

pesquisar neste blog
 
comentários recentes
verdade
Olá :)Este blog tem andado muito "sossegado", faz ...
Belíssimo este trabalho. Parabéns!
é sempre bom proteger as espécies em vias de extin...
Nossa, seria um sonho ver essas iniciativas explod...
Bem interessante, aqui no Rio de Janeiro nós també...
Posts mais comentados
blogs SAPO
Projecto:

Financiadores:
Patrocinadores:

Apoios:

Municípios:

Associações comunitárias:
  • Associação Comunitária Nova Experiência Marítima da Cruzinha da Garça
  • Escuteiros de Ponta de Pão, São Vicente
  • Espaço Jovem de São Vicente

  • Projecto ESPERANÇA em São Nicolau:

- COMUNIDADE DO CARRIÇAL
- COMUNIDADE DE PREGUIÇA