Tartarugas Marinhas de Cabo Verde
Plataforma de divulgação do trabalho em defesa das Tartarugas Marinhas em Cabo Verde
11 Junho 2009

 

VITÓ JR. É DEVOLVIDO AO MAR NO DIA MUNDIAL DO AMBIENTE
 
 
Como parte das comemorações ao Dia Mundial do Ambiente, o Projecto Vitó (Projecto de Conservação das Tartaruga Marinhas no Concelho de São Filipe, devolveu ao mar a tartaruga verde “Vitó Jr.”
Este evento contou com a participação de 64 alunos e mais professores de escolas do EBI Pedro Cardoso e Santa Filomena, além do Jardim Infantil Flores de São Filipe.
Vitó Jr. foi encontrado no dia 12 de Abril no Porto do Vale dos Cavaleiros pelo pescador Sr. Lila e seu mergulhador, Zico.
A tartaruga tinha a pata dianteira esquerda machucada por uma linha de pesca e apresentava muitos outros ferimentos nesta pata, o que ocasionou a perda dos dedos. Ela foi levada pela Equipa do Projecto Vitó para a Praia de Nossa Senhora onde ficou instalada na piscina da pensão Tortuga B&b, cedida pelo proprietário, Sr. Roberto Romano.
O tratamento medicamentoso e de reabilitação da tartaruga foi realizado com apoio de técnicos do INDP em São Vicente, nomeadamente o veterinário Dr. Paulo Ferreira e a Coordenadora do Projecto de Conservação das Tartarugas Marinhas no oeste de barlavento, Drª Sónia Merino.
O animal recebeu injecções e medicação por via oral, de antibióticos, anitinflamatórios, vitaminas, e teve uma alimentação balanceada de acordo com as exigências da sua espécie.
O tratamento teve o apoio dos voluntários do Centro de Juventude, que faziam visitas ao animal e ajudavam nos curativos.
No dia 22 de Maio, em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade, Vitó Jr, recebeu a visita de 40 alunos de escolas EBI de São Filipe, que assistiram a uma pequena palestra sobre as tartarugas marinhas.
A equipa do Projecto Vitó espera com este evento de devolução da tartaruga ao mar, sensibilizar as pessoas em relação à questão das tartarugas marinhas, e conseguir mais voluntários para trabalharem nesta causa.
 
 
  
 
   Autor e fotos de                  
 Silvana Monteiro Roque     
 
 

publicado por INDP às 10:39
fiquei feliz por ver jovens , criancas e adultos a lutarem por um unico objectivo a de informar , sensibilizar ,preservar e proteger essa especie marinha . dou os meus parabens por essa louvavel iniciativa e e pena que nao pude estar presente nessa cerimonia ,mas estarei sempre desponivel afim de poder dar o meu melhor e lugar por esta causas e outras quem venham a aparecer.
parabens a todos os que de uma forma ou de outra ajudaram esta tartaruga a voltar para o seu habitate natural.
joao a 18 de Junho de 2009 às 15:26
Muito obrigada Sr. João pelo seu lindo comentário Se quiser participar no projecto ou ajudar de alguma forma entra em contacto connosco e envia seu dados .
cumprimentos
Melisa Alves
Coordenadora do blog
INDP a 19 de Junho de 2009 às 11:26
Newsletter

Introduza o seu endereço de e-mail:

pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Olá :)Este blog tem andado muito "sossegado", faz ...
Belíssimo este trabalho. Parabéns!
é sempre bom proteger as espécies em vias de extin...
Nossa, seria um sonho ver essas iniciativas explod...
Bem interessante, aqui no Rio de Janeiro nós també...
Que lega ver a tecnologia em função do meio ambien...
Posts mais comentados
blogs SAPO
Projecto:

Financiadores:
Patrocinadores:

Apoios:

Municípios:

Associações comunitárias:
  • Associação Comunitária Nova Experiência Marítima da Cruzinha da Garça
  • Escuteiros de Ponta de Pão, São Vicente
  • Espaço Jovem de São Vicente

  • Projecto ESPERANÇA em São Nicolau:

- COMUNIDADE DO CARRIÇAL
- COMUNIDADE DE PREGUIÇA